Em 100 dias do ano, Delegacia de Homicídios de Santa Maria tem 90% dos casos elucidados e mais de 30 suspeitos presos

Em 100 dias do ano, Delegacia de Homicídios de Santa Maria tem 90% dos casos elucidados e mais de 30 suspeitos presos

Foto: Rafael Menezes BD, 22/08/2024)

Delegado Marcelo Arigony está à frente das investigações da DPHPP de Santa Maria

Ao completar os primeiros 100 dias de 2024, nesta quarta-feira (10), a Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Santa Maria, comandada pelo delegado Marcelo Mendes Arigony, apresentou um balanço das operações e resultados alcançados durante esse período. Mais de 30 suspeitos de crimes foram capturados somente neste ano, assegurando a elucidação da maioria dos crimes contra a vida no município.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Desde o início do ano até o dia 9, a DPHPP registrou um total de 24 homicídios e duas mortes em confronto com a Brigada Militar, ressaltando a complexidade e a urgência do trabalho desempenhado pela delegacia para a resolução dessas 26 mortes.

A maioria das vítimas de crimes contra a vida neste ano no município era do sexo masculino: 23. Três mulheres foram assassinadas, mas em nenhum dos casos a polícia investiga como feminicídio. Entre as vítimas, está uma adolescente de 17 anos, morta a tiros junto da irmã, de 23 anos, em 21 de janeiro em uma casa do Bairro Carolina. 

O delegado enfatiza que esse expressivo número de prisões e internações contribui significativamente para um índice de elucidação dos casos superior a 90%, o que reflete o "compromisso da delegacia em levar os responsáveis pela violência à Justiça e garantir a segurança da comunidade de Santa Maria".

— Os números demonstram a eficiência e a determinação da equipe da DPHPP em localizar e prender os suspeitos envolvidos nos crimes investigados — afirma Arigony.

O delegado ressalta que, dos 55 assassinatos de 2023, apenas dois ainda não estão esclarecidos. A meta, em 2024, é chegar ao final deste primeiro semestre com todos os crimes solucionados. 

— Diante dos desafios enfrentados e dos resultados obtidos nos primeiros 100 dias de gestão, a Delegacia de Homicídios reitera seu compromisso em continuar trabalhando incansavelmente na investigação e prevenção de crimes contra a vida, buscando promover a paz e a segurança em Santa Maria — assegura Marcelo Arigony, que não divulga maiores detalhes para não prejudicar as investigações.

Entre as ações mais significativas realizadas pela equipe nos 100 dias, destacam-se:

  • 95 mandados de busca e apreensão cumpridos, visando desarticular grupos criminosos e apreender armas e drogas que possam estar relacionadas aos casos de homicídios.
  • 32 capturas, sendo 26 prisões e seis adolescentes internados

Dos 26 homicídios de 2024

  • 23 já têm autoria apontada pela Polícia Civil
  • ainda dependem de maiores indícios para apontar os envolvidos

Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovem é preso por porte ilegal de arma e tráfico de drogas em Santa Maria

Delegados aguardarão proposta de reajuste salarial antes de tomar novas medidas de protesto Próximo

Delegados aguardarão proposta de reajuste salarial antes de tomar novas medidas de protesto

Polícia/Segurança